segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Anatomia do amor e medo....


"...já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo..."
(Clarice Lispector)


Eu tenho medos!!! E voces  tem medos? E quem não tem?  E de que você tem medo? Bem, existem os medos básicos: de barata (medo bem feminino), da escuridão, avião, altura, de perder um amor,de decepicionar as pessoas, medo da solidão, de perder o emprego, medo da  morte etc..  

Mas existem medos  que quase não falamos e evitamos até de pensar, pois nos causam verdadeiros pânicos.

São medos que vem acompanhados com a culpa, exemplo quando fazemos algo que não  deveria,ou achamos que não é certo, que esta mais em nossa conciência do que no mundo real,  e sabemos que podemos ser punidos; por Deus,  por nos mesmos, por um alguém (mãe, pai,cônjuges e etc.) que não faz outra coisa a não ser olhar atentamente para tudo que você faz ou imagina que você faça, e esta sempre nos premiando com  um olhar  de, eu sei, a culpa é sua, não adianta esconder, nos recrimina sem dó, nos  julga sem conhecer nossos motivos, e pior toma partidos por achar que nos conhece o suficiente para ter a certeza de nossas intenções,  e sem direito a defesa nos julga, condena  e  castiga.  

 "...tenho medo de perder de mim, de esquecer quem eu sou..." (eu)


Eu tenho alguns  medos que são só meus,  nos quais evito pensar mas que estão sempre comigo: medo de ficar doente, de ficar velha e sozinha, de ficar feia, de não dar tempo de fazer tudo que tenho vontade de fazer,  de morrer antes de viver um grande amor, de dar novamente um beijo apaixonado, de ser feliz, ou simplismente descobrir o que e ser tranqüilo e em paz,  de nunca conseguir ter certeza de mim, tenho medo de não ter tempo para coisas bobas mas que são importantes pra mim, como ler alguns livros, provar alguns sabores, conhecer lugares e pessoas, tenho pânico de limites, o mundo e tão grande, com tanta pessoas, culturas, e eu limitada no meu mundinho. Quando penso em todos esses medos, chego a surpreender como posso, às vezes, passar horas falando bobagem e dando risada, se tem momentos que sinto que sou mais medo do que coragem..
Tenho medo da maldade,  do olho grande, tenho muito medo da língua das pessoas, e mais medo ainda de ver que pessoas que que acreditamos que  estariam  sempre ao seu lado, te protegendo, e derrepente  são esses que te fazem  mal, principalmente por que nos pega de surpresa, e vai te sugando devagarzinho, com palavras doces, e olhares meigos, se tornando verdadeiros vampiros, pois ficam com o que tem de melhor em voce. 

"..Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo..."(Mark Twain)


Dizem que medo  tem a ver com culpa, e quem é culpado vive sempre com medo do castigo.
Eu conheço  as pessoas que não são se sentem  culpadas de nada, e as que se sentem culpadas de tudo. As primeiras passam pela vida felizes, felizes por que são livres na alma, entendem que são responsáveis pela própria vida e que a felicidade cada um tem que correr pra buscar a sua; já as outras acham que,tudo e todos são responsabilidades delas. Como é difícil viver, para essas pessoas, carregam um fardo muito pesado, se sentem responsáveis por tudo de ruim que acontece na vida dos outros, sonham com a felicidade mas se acham egoístas e culpadas se forem busca-la.

 Medo e diferente de covardia, o medo podemos  superar alias  temos que supera-lo sempre,  pois tem ocasião que  precisamos  nos posicionar, superando o medo, e nessas ocasiões que nos tornamos fortes. Se posicionar, no caso, é apenas organizar seus pensamentos e ter nas suas  opiniões confiança de que não importa o resultado que trará e sim a atitude de se posicionar e suas consequencias,  se para alguns é simples, para outros é quase impossível, e é na impossibilidade que se descobre a coragem.
È preciso  muita coragem pra admitir que  tem medo, “Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo...”

"...Façamos da interrupção um 
caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte,
da procura um encontro!!!"

2 comentários:

  1. Profundo, muito bom! Parabéns. Pensei que leria um guia sobre assassinatos hoje kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Alguém me disse, "nunca escreva sobre paixão, se estiver apaixonado", o mesmo vale pra outras emoções, então achei melhor montar esse manual quando não estiver com impetos assassinos...kkkk!!! mas e bom saber que gostou!!!

    ResponderExcluir

Comentem, sugiram, participem sempre!!! Todas as opniões serão sempre muito bem vinda...