"Gosto dos teus olhos, dos teus
cabelos, do teu aroma..."
(Carla Bruni)
"Eu te aspiro, eu te expiro e desmaio
Eu te espero como se espera o maná..."
Eu te espero como se espera o maná..."
(Carla Bruni)
Creio eu, que temos uma parte do nosso cérebro que guarda a memória dos cheiros de nossas vidas, pois consigo fazer a passagem da minha vida só com lembranças de aromas inesquecíveis!!! Cada pessoa tem seus cheiros na memória, que de alguma forma ajuda a compor sua identidade. E basta uma mínima lembrança para que tudo volte: a temperatura do momento, a felicidade ou a tristeza que se sentia, as imagens de quem estava perto, naquele momento,tudo,tudo!!!. Cheiros podem ser alegres ou tristes. Era muito bom quando eu chegava e ia entrando na casa da minha avó, e sentia aquele cheiro de pão saído do forno misturado com cheiro de café passado na hora, ou de doce de figo, ou nesta época do ano Panetonne, ai!!!! que delicia!!! ela fazia o melhor que já provei...
Quantos segundos você leva para atravessar o tempo e voltar a infância??? eu só preciso de um segundo quando abro uma bala sete belos e sinto o cheirinho que e só dela, ou quando sinto cheiro sabonete Phebo, lembro do meu pai, acho que nunca vou sentir esse cheiro e não lembrar dele, não me lembro de muitos detalhes dele, quando ele faleceu eu era criança, mas o cheiro dele sinto até hoje quando cheiro esse sabonete!!! ...
Lembro quando há muitos anos, eu era pequena, ia passar as férias no sitio em Oriente (sitio da minha avó interior de SP). Ah!!!, um sitio tem aromas absolutamente inesquecíveis: o do capim, o da terra depois da chuva, o do estábulo onde se ia de manhã bem cedo tomar o leite tirado da vaca, ainda morno, numa canequinha de alumínio. E o cheiro de mexerica; aquela pobrinha, modesta, de casca fina, que deixava a mão cheirando durante três dias, jabuticaba, jaca, tinha muitos pé-de-jaca, nossa que delicia!!! São cheiros muito alegre que vem carregado de recordações!!!. O cheiro do bolo saindo do forno é para sempre – bolo de tabuleiro(pão-de-ló), cortado em losangos, com cobertura de açúcar com laranja, naquele tempo, por mais que se comesse não se engordava, e em cima da mesa havia sempre uma bela garrafa de café, mas alem desses, existem outros aromas ligados ao paladar que também são inesquecíveis.
Que felicidade ter tido uma infância correndo pela casa da minha avó, que morava numa bem arrumadinha, la tinha uma sala (sala de visitas, onde era comemorado ou chorado todas as ocasiões de nossa família), cujo assoalho era encerado toda semana? O brilho era dado a mão, e com um escovão, e era chegar e ouvir: “Cuidado para não escorregar”. Que cheiro limpo, honesto, que cheiro de gente direita, ate hoje quando sinto o cheiro da cera Poliflor penso nisso!!!
E existem os cheiros que nem são tão bons, mas memso assim é um cheiro traz lindas, deliciosas, recordações, como o cheiro do cigarro de palha, que me lembra meu avô, cheiro de queijo ralado me lembra meu irmão Fernando ele adorava comer queijo ralado escondido, cheiro de bacalhau na semana santa, cheiro de pastel de feira, não e bom mas da muita vontade de comer pelo menos dois!!!!.
As grandes cidades também têm seu cheiro, cada uma muito particular: se você for levada, de olhos vendados, para o Mercado Municipal de São Paulo, sabe na hora que entrar la só pelo cheiro que invade agente, que terá que ir comer o famoso pastel de bacalhau do ROCCA (pastelaria mais famosa do mercadão municipal de sp, que vende um pastel com 150gm de bacalhau comprovado pelo IMETRO).Ou se andar pela praça de alimentação da Benedito Calixto de sábado a tarde em SP, impossível resistir ao cheirinho de seus quitutes, eu dou sempre especial atenção ao acarajé, e as compota de uma barraca de doces caseiros, mas tem vários cheiros e sabores ali, tem para todos os gostos.
E o cheiro do mar, quando se chega na praia??? cheiro de sal, agua, maresia, rocha molhada, algas a sei la uma mistura de cheiros da natureza, que me da uma alegria e sensação tão grande de liberdade, a primeira respirada no primeiro dia de praia, depois de um ano sonhando com ela, e enesplicavel!!!!
E vamos combinar que cada cheiro tem seu lugar: cheiro de carro novo é na garagem, cheiro de chuva e do lado de fora, cheiro de alho é bom mais é na cozinha, de sexo no quarto, e é proibido misturar!!!.
Por falar em cheiro... o cheiro do homem que se ama... quando ele chega perto nos embreaga!!! Se estava longe então(tras o perfume da saudade), não importa se é quando chega do trabalho no fim do dia, logo que sai do banho, ou com cheirinho de pasta de dente e creme de barbear e um cheiro muito bom, até suado depois do esporte (cheiro aliás que vem carregado de hormônios) ou depois do amor... é melhor nem lembrar para não desmaiar de saudade!!!
Mas existe um cheiro que só as mulheres conhecem. É o que elas sentem quando estão enxugando seus bebês depois do banho,Depois do talco, a mãe bota o nariz no pescoço de sua cria e cheira com todos os seus cinco sentidos, primero bem devargar, até ficar cada vez mais forte, até quase arrebentar os pulmões de tanto amor.
Existem cheiros inesquecíveis. Cada pessoa tem seus prediletos. E basta uma mínima lembrança para que tudo volte, pois a cada momento cabe um cheiro magico e encantador (ou não), e sabe por que???Porque esse é o cheiro da vida que se renova todos os dias!!!
Na hora a gente não sabe, mas um dia vai saber: não existe nada igual a esses cheiros nem a esses momentos de total harmonia com o mundo!!! Porque esse é o cheiro da vida. (Claudia V. Cabrini)
"Ausência física, ausência da voz e do cheiro,
das risadas e do piscar de olhos,
saudade da amizade que ficará
na lembrança e em algumas fotos..."
(Martha Medeiros)
na lembrança e em algumas fotos..."
(Martha Medeiros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, sugiram, participem sempre!!! Todas as opniões serão sempre muito bem vinda...