"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado..."
"As famílias felizes parecem-se todas;
as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira..."
Família é uma historinha difícil de contar. São muitas as particularidades. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo.
Há varias histórias nas famílias sobre essa época, algumas ótimas, engraçadas, outras chagam a ser cabeludas, terríveis e tristes.
Mas todos os anos precisamos, e queremos nos reunir, pois não existe data mais família que Natal (em especial) e ano novo. E não tem coisa mais triste que passar essas datas sozinhos...Reunir uma família exige coragem, devoção e paciência, tolerância, e acima de tudo amor.
Quem recebe todos os membros para ocasião tem que ter seus truques, os segredos, pois é imprevisível o que pode acontecer em reuniões de grandes famílias, como a minha, por exemplo.Se parar para pensar, dá até vontade de desistir, e fugir pra bem longe e ficar só esperando passar as datas, mas como eu particularmente não consigo, então entro e de cabeça nessa loucura de reuniões de família, mas cada família tem seu jeito, suas histórias, suas manias e tradições.
Tem gente que acredita na receita da família perfeita. Eu não, acho bobagem, ilusão, é totalmente sem tempero se for perfeita demais, todas as famílias tem suas flores e seus espinhos...Não existe família propaganda de margarina...existem sim famílias reais, e de realidades de todos os generos!!!!
Vou citar como exemplo as famosas famílias italianas (e a que eu conheço bem, pois vivo em uma e adoro!!!), normalmente tem uma figura central que é a mulher mais velha da família, todos se reunem em uma casa ou lugar escolhido depois de muita discussão entre os membros mais velhos,não tem maior afronta que um dos membros faltar em uma reunião dessas, com certeza vai ter muita comida, muita bebida, afinal é em volta de uma boa mesa que essa família se reúne... Todos falam alto e ao mesmo tempo, gesticulando muito é claro. Como em todo lugar que tem gente falando sem parar, tem muita euforia, tiração de sarro, gozação e discussão, lavação de roupa suja, e drama em abundância, nas famílias italianas isso é o tempero das datas, quem é de uma família como a minha sabe que no meio das reuniões pode até parecer que vai dar tudo errado, que vai acabar em sangue, suor e lágrimas, mas só parece, pois do mesmo jeito que começa termina uma discussão com grandes demonstrações de afeto e muito drama, solidariedade, cumplicidade, e amor, e como tem amor em uma família italiana...numa grande família como a minha no final todo mundo se entende, falam a mesma língua, como os mais velhos dizem "tudo farinha do mesmo saco" afinal "tu te bona gente" e se orgulham disso, despedem-se com muitas lágrimas de saudades antecipadas, mesmo sabendo que iram se ver em breve, se telefonar pra dizer que chegaram todos bem, por que numa família tipicamente italiana é assim o afeto e emoção, é o que da o tom!!!
Família é afinidade, afetos e desafetos, é na minha concepção mesmo que de outras maneiras, cada família tem seu jeito.Há famílias doces, meio amargas, apimentadíssimas. Tem famílias que infelizmente não tem calor nenhum, tipo família cada um na sua, todos educados, formais, frios, que você suporta só para manter as aparências.
Seja como for, toda família tem suas historias, que deve ser contada sempre lembrando que tem mocinho, mas também tem bandidos, ainda que sejam românticos, tem mocinha e vilã, ainda que a vilã seja bem mais divertida que a mocinha, lembrando claro que os bonzinhos e os malvadinhos estão dentro do olhar de quem esta contando o caso, mas toda boa história de família tem drama, comédia, suspense e por que não um bom terror (quem é que não tem um parente que jura que tem pressentimentos, sonhos reveladores, que viu o espírito ou teve uns calafrios...).
Uma família fria é insuportável, impossível, triste de contar algumas histórias, por isso mesmo que famílias do tipo a grande família, rendem ótimas histórias são ricas em emoções e micos. Enfim, historia de família não se copia, nem inventa mas se aumenta e muito, principalmente os detalhes mais peculiares.
A gente cata um registro ali, uma foto aqui, uma história acolá, alguém que sabe e conta, e outro vem e completa,e vai se montando as historia da cada um, que faz parte de uma história maior que são as famosas historias de família. Mesmo que muita coisa se perde no tempo, na lembrança, as referências e identidades permanecem.
Mas por mais sem graça, por pior que seja a historia da sua família, são histórias que você tem que ouvir mesmo que não entenda ou concorde, pois fazem parte de você, de quem te criou, são de alguma forma nossas referências. Se puder guardar as partes boas, guarde, filtre as ruins, perdoe, curta, saboreie... famílias são histórias em aberto que vai se escrevendo no dia a dia, sempre podendo mudar o final, e quem disse que precisa ser triste essas história????
"Melhor do que todos os presentes por baixo da
árvore de natal é a presença de uma família feliz..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, sugiram, participem sempre!!! Todas as opniões serão sempre muito bem vinda...