sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Manheê, de onde eu vim?!"





"A forma como os pais agem com os filhos, dando carinho, amor,
aconchego e proteção, será importante para desenvolver uma
boa estrutura psicológica e de sexualidade"


Criança pergunta cada coisa...!!!
 
Mal aprendem a falar, os pequenos viram uns perguntadores de marca maior. Sexo para eles está na pauta do dia. As curiosidades a respeito variam dependendo do ambiente, do cotidiano, do espaço que a criança tem para falar sobre sexualidade em casa.

Por volta dos quatro aos seis anos a curiosidade em torno de alguns assuntos aumenta, é muito comum começar pela pergunta clássica:

Manhê de onde eu vim????
 
Um jeito muito especial de responder a essa pergunta está no livro Mamãe Botou um Ovo!, de Babette Colle. A mamãe tem ovos dentro da barriga. O papai tem sementes nos saquinhos que ficam fora do seu corpo. O papai tem um tubo. As sementes que estão nos saquinhos saem por ali. O papai encaixa na mamãe e o tubo entra na barriga dela por um pequeno buraco. Então as sementes nadam lá dentro com a ajuda de seus rabinhos até o ovo. Quando os dois se juntam formam o bebê.  

Tenho um amigo que teve a feliz idéia de passar o livro para um video e colocou no youtube, achei muito interessante, como já disse anteriormente tenho uma filha de 4 anos que já me surpreendeu com muitas perguntas desse tipo e confesso que quando vi o video fiquei encantada, então fui atrás dos livro, e foi ótimo com ela, resolvi então compartilhar com vocês, independentes de terem ou não filhos, são seis minutos muito interessante pra qualquer pessoa em qualquer idade!!!


O ideal é que a família abra um espaço para o diálogo. Dialogar é dar oportunidade para a criança aprender. E não só sobre sexo. A primeira grande curiosidade de uma criança é saber de onde vêm os bebês. Quando ela pergunta aos pais e obtém uma resposta confiável, que sacia a curiosidade, descobre um modelo de conhecimento que usará para o resto da vida. É perguntando que ela descobre as coisas.As respostas precisam ter bom senso. Não adianta falar de espermatozóide, óvulo, útero e relações sexuais para uma criança de 2 ou 3 anos. A resposta tem de ir até onde a curiosidade e a compreensão da criança alcança.




 
Livro:  Mamãe Botou um Ovo!, de Babette Cole. Com pouco texto e muita ilustração, fala de forma divertida sobre como nascem os bebês, Editora Ática. 


Fonte: http://crescer.globo.com/edic/ed96/edu_sexo2.htm (Revista Crescer)   
Video/edição:  http://www.youtube.com/user/MrMertiolate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, sugiram, participem sempre!!! Todas as opniões serão sempre muito bem vinda...